sábado, 7 de abril de 2012

Inhotim

Inhotim
 É um lugar em contínua transformação, onde a arte convive em relação única com a natureza. Situado em Brumadinho, a 60 km de Belo Horizonte (MG), Inhotim ocupa uma área de 100 ha de jardins botânicos com uma extensa coleção de espécies tropicais raras e um acervo artístico de relevância internacional. 
Inhotim foi apresentado pela primeira vez ao público em setembro de 2004 e, no ano seguinte, iniciou uma agenda de visitas para atender à rede escolar da região de Brumadinho e a grupos específicos. Em outubro de 2006, com estrutura completa para sua inauguração ao grande público, a instituição abriu as portas para visitas em dias regulares, sem a necessidade de agendamento prévio.  
Todas as atividades desenvolvidas no Inhotim são promovidas pelo Instituto Inhotim - uma entidade privada, sem fins lucrativos e qualificada pelo Governo Federal e pelo Governo do Estado de Minas Gerais como Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip).

Arte Contemporânea
No acervo do Inhotim mais de 500 obras de 100 artistas de 30 nacionalidades diferentes. Pintura, escultura, desenho, fotografia, vídeo e instalações de renomados artistas brasileiros e internacionais são exibidos em galerias espalhadas pelo Jardim Botânico.


Inhotim - Brasil
A mais impressionante instalação foi feita pelo norte-americano Chris Burden.
No alto da montanha foram jogadas, aleatoriamente, de 45 metros de altura, por um guindaste, 71 vigas de aço em uma vala cheia de cimento fresco.
O resultado propõe algo como a desconstrução da escultura moderna. Completa o conjunto o trabalho do argentino Jorge Macchi, que foi convidado a criar, em três dimensões, uma de suas aquarelas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário