segunda-feira, 23 de abril de 2012

Artes

Banner Catarse

As atividades esportivas são exemplos de ocorrência da catarse. Tanto para os atletas envolvidos quanto para o público, a vitória é o clímax onde se descarregam tensões e energias.

O venerável conceito de Aristóteles é um dos mais importantes instrumentos de análise da mídia contemporânea. Representa o alívio sentido quando vivenciamos uma peça teatral, uma música ou, mais contemporaneamente, um filme no cinema. Estas obras artísticas suscitam o terror ou a piedade no espectador, propiciando a purificação de tais sentimentos. O termo tem origem médica na purgação, no ato de expulsar para fora de si o que perturba ou corrompe.
Depois de chorarmos e rirmos como nossos heróis imaginários, alcançamos aquele estado de alívio, de pacificação das emoções. A catarse tem, por isso, fortes implicações políticas, ao reduzir tensões emocionais sociais. Quando o Brasil ganha uma copa do mundo, o país relaxa, e os graves contrastes sociais são, ao menos por um instante, esquecidos na comemoração da vitória.



fonte : http://www.auladearte.com.br/estetica/catarse.htm acessado em 23/04/2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário