terça-feira, 30 de outubro de 2012

Furacão Sandy


NOVA YORK, 30 out (Reuters) - Mais de 8,1 milhões de residências e estabelecimentos comerciais norte-americanos estavam sem energia na terça-feira, depois que o furacão Sandy derrubou linhas de energia, inundou redes elétricas e provocou uma explosão na subestação da Consolidated Edison no East River, de Manhattan.
Cerca de um quarto das residências e estabelecimentos comerciais da cidade de Nova York estavam sem energia havia 15 horas depois que o Furacão Sandy passou pela costa, acompanhado por um aumento da maré de quase 4,2 metros, inundando túneis do metrô e da malha rodoviária.
A Con Edison advertiu que partes de Nova York poderão ficar sem energia por mais de uma semana. O prefeito Michael Bloomberg disse em uma entrevista coletiva que é improvável que o metrô volte a funcionar antes de quatro ou cinco dias.
Os fornecedores de energia relataram apagões em todos os Estados, indo da Carolina do Norte até a fronteira do Canadá e chegando, no interior, a Ohio e Indiana. Nova Jersey foi o Estado mais duramente afetado, com os apagões atingindo 62 por cento dos clientes. Sete Estados tinham um quinto ou mais de todos os clientes sem energia.
Às 13h (no horário de Brasília), a falta de energia nos EUA atingia mais de 8,1 milhões, de acordo com o Departamento de Energia, e se aproximava ao pico de 8,4 milhões registrado durante o Furacão Irene, no ano passado.
Os números englobam residências e estabelecimentos comerciais, o que indica que o número de pessoas afetadas será bem maior.
"Este é o maior apagão relacionado a tempestade de nossa história", disse John Miksad, vice-presidente para operações elétricas da Con Edison.

Nenhum comentário:

Postar um comentário