terça-feira, 30 de outubro de 2012

artes
Pintor e escultor renascentista italiano, nasceu em 6 de março de 1475, na provínicia Florentina de Caprese. Filho de Lodovico di Lionardo Buonarroti e Francesca di Néri di Miniato del sera.

Perdeu a mãe aos 6 anos, foi criado por uma ama-de-leite e seu esposo, um cortador de mármore. O mármore influenciou Michelangelo em sua vocação de escultor, mesmo pressionado pelo pai a não se tornar num artista, Michelangelo persistiu.
Trabalhou na oficina do pintor Domenico Ghirlandaio, um ano depois entrou para escola de escultora de Lourenço o Magnífico, em Florença. Após a morte do banqueiro Lourenço, Michelangelo foge para Veneza.
Em Veneza tomou contato com a concepção de outros artistas como Petrarca, Boccaccio e Dante; e esculpe obras como Baco Bêbado e Adonis Morrendo. Em 1505, o papa Julio II chamou Michelangelo para construir um tumba para a sua morte, Michelangelo só concluiu a tumba após a morte do pontífice; no Vaticano, o artista ainda efetuou a decoração da Capela Sistina.
Além de pintor e escultor, trabalhou como arquiteto e escreveu poesias. Faleceu em 18 de fevereiro de 1564, em casa, solicitando em testamento que seu corpo fosse enterrado em Florença.

Nenhum comentário:

Postar um comentário