terça-feira, 30 de outubro de 2012

05/09/2012 08h26 

                                                                   Atualidades 

Juventude, saiba por que participar da política    

É dever e direito dos cidadãos votar e participar da política



A cada eleição, a cada escândalo e decepção, aumenta o distanciamento dos jovens em relação à política, essa constatação é muito triste não só para essa eleição como para o futuro de nosso país, pois é em sua juventude que uma nação deposita suas maiores esperanças de transformações futuras, afinal, são os jovens que serão os futuros professores, médicos, advogados e políticos.



Política x Politicagem

Podemos constatar, entretanto, que muitos jovens dizem não gostar de política sem nem mesmo saber o que a política significa. A corrupção, compra de votos, discursos vazios são politicagem, ou seja, são formas de enganar as pessoas – é o poder pelo poder, busca de dinheiro e status. A politicagem é o contrário da política.



O que é política?

Política é o instrumento pelo qual as pessoas administram, definem prioridade e traçam planejamentos para a gestão de uma comunidade. Sendo assim, se o objetivo das pessoas, por meio da política, for a busca do bem comum, a política se torna altamente positiva e uma poderosa forma de transformar a sociedade.



Devemos levar em conta que, para bem ou para mal, a política manda na nossa vida, são os políticos os principais responsáveis pela nossa saúde, educação, moradia, etc.



Mas como mudar?

Se estamos descontentes com os rumos da política em nosso país devemos assumir um postura diferente, acompanhando mais de perto as notícias, procurando ter uma visão crítica e discutindo com nossos amigos, colegas e familiares questões de interesse público. Existem muitas formas de participação como ONGs e partidos políticos.



Com essas ações saímos da omissão e passamos a encarar de frente a responsabilidade de mudar o Brasil, contudo é nas eleições a grande oportunidade de fazer a diferença: votando com consciência!



Como votar?

Votar é um processo onde parte importante é ir às urnas, mas não apenas isso. Para votar bem devemos acompanhar a trajetória dos candidatos antes das eleições, analisar friamente suas propostas e projetos, e o principal, acompanhar os eleitos após as eleições, fiscalizando e cobrando suas promessas.



É dever e direito dos cidadãos votar e participar, e os jovens além disso tem também a missão de se preparar para comandar o Brasil no futuro, fazendo dele um país melhor, mais justo, solidário e verdadeiramente democrático.





Fonte:  http://www.caaraponews.com.br/
Notícia retirada em 30/10/12

Um comentário: