sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

A importância das redes sociais




Na era em que vivemos, por muitos considerada a era digital, a internet tem cada vez mais importância na vida de qualquer cidadão, seja a nível pessoal ou profissional.

Na internet, qualquer pessoa tem mais voz activa, pode realizar o seu marketing pessoal e, no caso das empresas. o marketing profissional. Mas qual a melhor maneira de utilizar a internet como meio de comunicação/publicidade?! É aqui que entram as poderosas redes sociais.


1 – Mas afinal o que são as redes sociais?!



As redes sociais são, essencialmente, um meio de se ligar virtualmente a outras pessoas na internet. A rede social baseia-se num perfil configurado pelo utilizador, mostrando a informação que desejar sobre a sua própria pessoa/empresa. Toda esta informação é configurável/editável, de modo a que o seu perfil seja visível a todos ou apenas para as pessoas que a si estão ligadas.

2 – Porquê usar?

O objectivo das redes sociais é então, juntar um grupo de pessoas que estejam interligadas por um ou mais factores em comum, como por exemplo a profissão, áreas de interesse ou simplesmente para, no caso dos profissionais, se darem a conhecer, publicitando os seus serviços/produtos.

No entanto, a divulgação das empresas deve ser feita por profissionais qualificados, para que a informação disponibilizada seja monitorizada para ser a mais adequada possível e, através disso, tirar partido, angariando clientes.

3 – Como Usar?

Usar qualquer rede social é uma questão que tem que ser pensada e analisada mediante o objectivo de cada pessoa ou entidade, para que se possa saber qual a rede social a usar.

A ideia é analisar o mercado alvo e saber em que rede social este se coloca. Este processo obriga a uma pesquisa, para poder saber em que rede social acha que vai encontrar o público-alvo pretendido.

Feito isto, só tem de se registar e preencher o seu perfil, de acordo com as suas necessidades e com aquilo que pretende dar a conhecer.

A partir daí, basta manter o seu perfil actualizado e dinamizado, divulgando a sua marca, divulgando os seus produtos e/ou serviços, estreitar laços com clientes e, claro, angariar novos, criando assim novas oportunidades de negócio, transformando-se, por consequência, numa referência para os seus contactos.

4 – Vantagens

Para além das vantagens óbvias, como a angariação de novos clientes e a publicidade da sua empresa ou negócio, pode retirar, de qualquer rede social, um importante dado sobre a sua empresa.

Pode pedir aos seus seguidores opiniões sobre a sua empresa, sobre os seus serviços e/ou produtos, podendo assim, através de uma recolha de opiniões, ajustar os mesmos para que agradem mais ao cliente.

5 – Desvantagens

A Hectare Digital entende que estar presente nas redes sociais não lhe traz qualquer tipo de desvantagem. No entanto, a rede social pode tornar-se numa desvantagem, mediante os conteúdos que a pessoa e/ou empresa coloca na mesma.

No caso do cidadão comum, a Hectare Digital aconselha a publicar artigos, noticias, textos próprios sobre os assuntos que mais lhe interessam. Nunca contar ou descrever assuntos da vida pessoal, da sua profissão e/ou emprego. Por vezes, o cidadão comum tende a contar aspectos da sua vida pessoal, inserindo-se a si próprio numa espécie de “Big Brother virtual” em que é ele próprio que conta tudo sobre si.

No caso das empresas e/ou produtos, não convém colocar conteúdo desmedido, que nada tenha a ver com a sua área de negócio. Colocar sempre artigos que descrevam a sua empresa ou seus produtos e/ou serviços, e artigos que se insiram na sua área de negócio com uma frequência relativa, pois colocar conteúdos separados por muito espaço de tempo também não será a melhor política a seguir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário