terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Cooperar


 “Ser cooperativista é trabalhar em conjunto, ciente de que unidos seremos mais fortes e conquistaremos mais” 
   
      Cooperativismo é um movimento, filosofia de vida e modelo socioeconômico capaz de unir desenvolvimento econômico e bem-estar social. Seus referenciais fundamentais são: participação democrática, solidariedade, independência e autonomia. É o sistema fundamentado na reunião de pessoas e não no capital. Visa às necessidades do grupo e não do lucro. Busca prosperidade conjunta e não individual. Estas diferenças fazem do cooperativismo a alternativa socioeconômica que leva ao sucesso com equilíbrio e justiça entre os participantes. Associado a valores universais, o cooperativismo se desenvolve independentemente de território, língua, credo ou nacionalidade.

                                                            Programa Cooperjovem 

    Fomentar o cooperativismo. Esse objetivo se torna realidade a partir da inserção de uma proposta educacional construída a partir dos princípios, valores e da prática da cooperação. O Sescoop adotou então o Cooperjovem colaborando com a escola na preparação das crianças para a formação cooperativa. Por meio do programa é possível destacar o cooperativismo como forma efetiva de exaltar os valores essenciais: cooperação, voluntariado, solidariedade, autonomia, responsabilidade, democracia, igualdade e equidade, honestidade e ajuda mútua. O Cooperjovem é destinado a estudantes do ensino fundamental e médio.                                                 
 "Juventude: o futuro do cooperativismo "  

 2012 Ano  Internacional das Cooperativas 

O Ano Internacional das Cooperativas é fruto da estreita relação entre a Aliança Cooperativa Internacional (ACI) e a Organização das Nações Unida (ONU), que têm como objetivo comum buscar o desenvolvimento econômico sustentado, a mitigação da pobreza e a intercooperação  


Bibliografia : .http://www.ano2012.coop.br   
 http://cooperativismoweb.blogspot.com/  
http://www.brasilcooperativo.coop.br 

  

Nenhum comentário:

Postar um comentário