quinta-feira, 28 de junho de 2012

De Chirico- exposiçao

De Chirico 

Paisagens urbanas enigmáticas, cidades melancólicas de arquitetura antiga e clássica, mescladas a sombras e figuras humanas. Essas e outras imagens recorrentes do universo do artista Giorgio de Chirico (1888-1978) poderão ser vistas na exposição “De Chirico: O Sentimento da Arquitetura”, promovida pelo Masp até o dia 20 de maio, com entrada até R$ 15.
Com curadoria da arquiteta e crítica italiana Maddalena d’Alfonso, a mostra reúne 45 pinturas, 11 esculturas e 66 fotografias pertencentes à coleção da Fondazione Giorgio e Isa de Chirico, sediada em Roma, na casa onde o artista viveu no começo da década de 40.
A antologia com obras realizadas especialmente nas décadas de 60 e 70, propõe um panorama do pensamento do artista grego-italiano. Admirado pelos surrealistas do ínício do século 20, De Chirico explorou de forma singular figuras arquitetônicas reais e imaginárias de diferentes períodos, combinando-as com símbolos e corpos.
Depois de passar por Porto Alegre, a compilação da obra metafísica e neometafísica de Chirico seguirá para Belo Horizonte,  mostrando a diferentes públicos suas criações fragmentadas e inquietantes de lugares da Itália, Alemanha, França e Nova York.

Nenhum comentário:

Postar um comentário