sexta-feira, 29 de junho de 2012

Artes : vanessa, esse cara é o cara

Pieter Bruegel


Pieter Bruegel nasceu, provavelmente, em Breda no Brabante, por volta de 1525. Algumas fontes fazem igualmente menção a outro local de nascimento - Limburgo.

A vida ativa de Bruegel está documentada em meados do século XVI com desenhos de paisagens que podem ser datados de 1552. Em Antuérpia manteve contato com o trabalho de artistas que pintavam à maneira da Renascença italiana, o que acabou por exercer uma certa influência sobre si; acima de tudo, a sua inspiração advém-lhe da tradição flamenga.
Podemos repartir a carreira de Bruegel em três caminhos paralelos: foi um desenhador, um gravador e um pintor. As suas duas primeiras obras-primas foram Os Provérbios Flamengos e A Luta entre o Carnaval e a Quaresma, datado de 1559. Jogos de Crianças foi pintado em 1560.
Em 1564 nasceu o seu filho Pieter, o Jovem, que se tornou também pintor ao estilo do seu próprio pai. Em 1568 nasceu um outro filho, Jan, que alcançou fama como pintor de naturezas-mortas e ficou conhecido como "Bruegel de Veludo". Pieter Bruegel, o Velho, morreu em Bruxelas em 1569.









Nenhum comentário:

Postar um comentário