terça-feira, 29 de maio de 2012

Atualidades


Carlinhos Cachoeira não responde a perguntas dos parlamentares na CPI

O silêncio do bicheiro irritou os parlamentares. Com menos de uma hora e meia de depoimento, Carlinhos Cachoeira já havia se recusado a responder mais de 40 perguntas.

O bicheiro Carlinhos Cachoeira foi nesta terça (22) à CPI do Congresso. Mas não respondeu a nenhuma pergunta dos parlamentares. Carlinhos Cachoeria deixou a penitenciária, onde está preso há 34 dias, num comboio policial. A chegada ao Senado despertou curiosidade.

Sem algemas, acompanhado dos advogados e da mulher, Carlinhos Cachoeira disse à CPI que não responderia as perguntas.

“Constitucionalmente eu fui advertido pelos advogados para não dizer nada e não falarei nada aqui, somente depois da audiência que vamos ter no juiz, que se porventura achar que eu deva contribuir pode me chamar que eu virei pra falar, ok?”, disse Carlinhos Cachoeira

Alguns parlamentares insistiram, fizeram perguntas. Não adiantou.

“Por enquanto ficarei calado, como manda a Constituição. Tenho muito a dizer depois da minha audiência. Vou permanecer calado”, respondeu Cachoeira.

“Nós estamos perguntando pra uma múmia, para um cidadão que não quer responder, o que o pessoal de casa vai pensar? Não vou ficar aqui dando ouro pra bandido. Estamos aqui para trabalhar e não para fazer papel de bobo, olhando para um chefe de quadrilha ali sentado com essa cara cínica, como se nada estivesse acontecendo no mundo”, afirmou a líder do partido, senadora Kátia Abreu, PSD-TO.

Com menos de uma hora e meia de depoimento, Carlinhos Cachoeira já havia se recusado a responder mais de 40 perguntas. Diante da reclamação dos parlamentares de que a estratégia estava ajudando na defesa do bicheiro, o relator Odair Cunha sugeriu que a CPI marcasse uma nova data para ouvir o bicheiro.
A sessão foi encerrada. Na saída, o advogado de Cachoeira, Márcio Thomaz Bastos, não deu garantias de que o cliente irá mesmo falar numa próxima convocação

“Ele pode não falar nunca se ele quiser. É um direito que o réu tem. Isso não vai prejudicá-lo se ele não falar”, explicou o advogado de Cachoeira Márcio Thomaz Bastos.

Mas para o relator, o silêncio de Cachoeira não vai impedir a CPI de investigar possíveis ligações do esquema do bicheiro com a empresa Delta. Odair Cunha afirmou que a comissão está a um passo de quebrar o sigilo da Delta em nível nacional

“A probabilidade de quebra aumentou muito a partir das informações que já temos hoje”, destacou o deputado Odair Cunha, PT-MG, relator da CPI.

O advogado de Cachoeira informou ainda que o bicheiro não vai comparecer nesta quarta ao Conselho de Ética. Ele tinha sido convidado a depor como testemunha do senador Demóstenes Torres. Nesta terça, o Superior Tribunal de Justiça negou o pedido pra libertar o bicheiro Cachoeira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário