Redes SociaisAs Redes Sociais tais como o Facebook, Twitter, Orkut, Linkedin e MySpace estão por toda parte atualmente. Hoje em dia é muito comum ouvirmos com frequência palavras como “tweets”, “posts” e “curtir”, e logo vai surgindo a pergunta: “Será que as Redes Sociais são pra mim?”. A grosso modo, as redes sociais são meios de se conectar a outras pessoas através da internet. As Redes Sociais funcionam, geralmente, com base em perfis de usuário, onde as pessoas mostram seus interesses, seus gostos, hobbies, escolaridade, profissão, etc.
As Redes Sociais oferecem a seus usuários diversos níveis de controle de privacidade, a fim de proteger suas informações e disponibiliza-las somente às pessoas que o usuário quer. Um exemplo prático é o Facebook, onde você pode proteger suas informações e impossibilitar que outros usuários acessem-nas sem sua aprovação. O principal objetivo das redes sociais atualmente é o de conectar as pessoas e criar grupos que compartilhem seus interesses e gostos de forma rápida e prática. Existem, inclusive, redes sociais que são desenvolvidas especialmente com foco em interesses específicos, tal como o Linkedin, que foi desenvolvido em torno de interesses profissionais.Mas qual o objetivo de se utilizar as redes sociais? O fato é que muitas pessoas encontram nas redes sociais benefícios tangíveis e intangíveis. Nas redes sociais podemos nos conectar ao mundo e estar a par do mundo a nossa volta, de forma rápida e fácil, afinal, nela podemos ler notícias, discutir problemas, compartilhar ideias e dividir experiências e conhecimento. O fato é que uma pessoa com contato, possuem mais facilidade na vida, afinal, você não é o que sabe, e sim quem você conhece, por isso, quanto mais pessoas você conhecer, melhor. Vai que aquele seu velho amigo está começando um novo negócio e está precisando de mão-de-obra, e por incrível que pareça você se encaixa perfeitamente no perfil para a vaga?
O Brasil é considerado um dos países mais sociáveis do mundo em questão de redes sociais. Pesquisas apontam que nas redes sociais ao redor do mundo, o número médio de contatos por perfil de usuário é de 195 enquanto que no Brasil esta média é de 365 pessoas. Segundo o IBOPE cerca de 80% dos internautas brasileiros possuem redes sociais e segundo a pesquisadora Raquel Recuero a utilização de redes sociais no Brasil independe da classe social da pessoa, levando em conta que jovens das classes menos favorecidas utilizam lan houses para se manterem conectados. Confira abaixo a lista das redes sociais mais utilizadas no Brasil:
  • Orkut
  • Sonico
  • MySpace
  • Via6
  • Facebook
  • Multiply
  • Twitter
  • Hi5
  • Habbo
  • Ning